TODXS APP

O primeiro aplicativo brasileiro que compila dados sobre a população LGBT+

De Norte a Sul do país queremos a população LGBT+ empoderada!

Já imaginou ter todos os seus direitos no seu bolso? E se você quiser ajudar uma ONG de proteção a comunidade LGBT+?

Isso tudo será possível de ser encontrado na plataforma TODXS App. O nosso aplicativo contém informações que proporcionam a universalização do conhecimento legislativo acerca da comunidade LGBT+.

Descubra no aplicativo:

208 normas

208 normas

que foram pesquisadas na Secretaria de Direitos Humanos de cidades com mais de 300 mil habitantes do Governo Federal (atualmente são 97 cidades, mas a inclusão de novos dados é contínua).

Diversas ONGs LGBT+s do Brasil

Diversas ONGs LGBT+s do Brasil

possibilitando que a população tenha acesso a recursos importantes em momentos de risco, ou possa conhecer e colaborar com suas atividades locais, criando uma verdadeira rede de informações.

A possibilidade de realizar denúncias

A possibilidade de realizar denúncias

de discriminação e agressões contra estabelecimentos comerciais, culturais e públicos. A denúncia não tem força legal, ela servirá para a compilação de dados e criação de um panorama nacional da discriminação à população LGBT+.

O aplicativo apresenta três opções aos usuários:

Consultar leis específicas à comunidade LGBT+ 10%
Consultar organizações representativas ou de apoio 10%
Realizar denúncias sobre agressões 10%

A principal intenção da TODXS ao criar o aplicativo foi a de que as pessoas pudessem utilizá-lo como uma ferramenta educacional e preventiva à discriminação, a partir do conhecimento sobre direitos e leis protetivas no Brasil à comunidade LGBT+.


Além disso, o objetivo é inspirar ações e, através da compilação de dados sobre a população LGBT+, criar uma rede de pessoas que utilizará essas informações como base para suas iniciativas locais, e trabalhar coletivamente com tais indivíduos para que possamos criar a estrutura legal e o ambiente amigável para o progresso dos direitos humanos LGBT+s no Brasil. 

A ideia de criação do aplicativo surgiu em março de 2016, devido a uma situação de preconceito. Um amigo de Fortaleza de Ítalo Alves (um dos criadores da TODXS) foi a um restaurante com o namorado. No local, no momento em que estavam de mãos dadas na mesa, foram comunicados pelo gerente do estabelecimento de que aquele seria um “ambiente familiar” e que eles deveriam se retirar.

Os dois saíram do estabelecimento por não saberem como agir. No entanto, em Fortaleza existe uma lei municipal (8211/98) que penaliza estabelecimentos comerciais que pratiquem discriminação a clientes com base em sua orientação sexual. A partir da percepção da experiência pessoal de um amigo de Ítalo surgiu a ideia de disponibilizar uma compilação de informações em um dispositivo de fácil acesso para que a população LGBT+ possa conhecer e garantir seus direitos.